COFI realiza ações mesmo durante a pandemia

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), do Conselho Regional de Serviço Social da 20ª Região (CRESSMT) está ativa mesmo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Apesar de estar em teletrabalho, o Conselho continua desenvolvendo sua função precípua de disciplinar, orientar e fiscalizar o exercício profissional, com o olhar especial para os impactos desse contexto no trabalho do/as assistentes sociais, por meio da Comissão.

Várias ações foram realizadas desde março, quando teve início o teletrabalho, seguindo as recomendações das autoridades de saúde de distanciamento social. Entre elas destaca-se o envio de ofício circular e nota de posicionamento a todas as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social do estado de Mato Grosso com informações e orientações sobre o exercício profissional de Assistente Social no contexto de pandemia.

A Comissão, mesmo com a suspensão do atendimento presencial ao público na sede do CRESS, permanece desenvolvendo a orientação sobre o exercício profissional dos/as assistentes sociais em todo o Estado, por meio de ligação telefônica e e-mail, tendo em vista a garantia das prerrogativas profissionais em tempos de pandemia.

Já nos meses de abril e maio, a comissão realizou um levantamento sobre o exercício profissional junto às políticas de saúde e assistência social no contexto de pandemia. Por meio de uma amostragem, assistentes sociais foram contatados/as pelas agentes fiscais, para identificar as condições éticas, técnicas e de biossegurança no trabalho, através da disponibilização de EPIs; o fornecimento de capacitações e orientações para atuação no cenário de Covid-19; e as atividades realizadas pelos/as assistentes sociais, considerando as competências e atribuições profissionais.

A COFI pode ser contata pelo e-mail fiscalizacao@cressmt.org.br ou pelos telefones (65) 98476-5882/5875.


publicado 21/06/2020 17:07 notícia