CRESS/MT capacita agente fiscal do CRESS/DF

        

O Setor de Orientação e Fiscalização (SOFI) do CRESS MT realizou entre os dias 14 e 18 de setembro capacitação para a agente fiscal Jacqueline Andriolli, recentemente contratada pelo CRESS/DF. Toda a programação foi feita por meio de reuniões virtuais com a agente fiscal e demais membros da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI) do CRESS/DF.

O conteúdo abordado pelas agentes fiscais do CRESS/MT perpassou as normativas do conjunto CFESS/CRESS, a Política Nacional de Fiscalização, os instrumentos de visita de orientação e fiscalização, o planejamento da COFI, a sistematização e registro da fiscalização, os   fluxos e protocolos, as frentes de trabalho do setor do CRESS/MT, os espaços de construção coletiva do conjunto, e a organização das agentes fiscais em âmbito nacional.

A Agente fiscal Jacqueline Andriolli (CRESS/DF), que participou de todas as atividades, aprovou a capacitação. “Acredito ser de valiosa importância essa troca de experiências entre profissionais que atuam nesse espaço que é o Conselho Regional de Serviço Social, tendo em vista a diversidade de demandas que chegam através de assistentes sociais inseridos/as nos mais complexos espaços de trabalho. Fortalecer essa relação entre CRESS em meio a uma conjuntura de desmonte de políticas sociais e precarização do trabalho é uma forma de garantir a orientação, fiscalização e defesa do exercício profissional e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados à população promovendo o acesso aos seus direitos”.

A coordenadora da COFI do CRESS/MT, Renata Teixeira, destacou que o espaço da capacitação, além de contribuir com a organização da orientação e fiscalização do CRESS/DF permitiu ao CRESS/MT a troca de experiência e a oportunidade de ‘suspender o cotidiano’ para refletir sobre o trabalho do setor, identificando os avanços obtidos, os limites encontrados e as estratégias e táticas a serem construídas.

Após a realização da capacitação, as agentes fiscais do CRESS/MT que estiveram à frente desta atividade avaliaram de forma positiva, na medida em que o processo da orientação e fiscalização se cria e recria no fazer profissional. A agente fiscal Inara Koga ressalta que “quando provocamos um movimento reflexivo sob a ótica da Política Nacional da Fiscalização e o contexto histórico, corroboramos com a ampliação de conhecimento; nos retroalimentando crítica e eticamente”. A agente fiscal Andreza Mariano acrescentou que “foi gratificante ter colaborado com a capacitação profissional, contribuindo no aprimoramento do setor de orientação e fiscalização do CRESS/DF”.

O CRESS MT reforça que a atividade realizada mostra a importância da articulação e integração das COFIs dos CRESS da região Centro-Oeste.

 


publicado 22/09/2020 12:58 notícia