Cress/MT participou de Plenária Nacional e Fórum Nacional em Defesa da Formação e do trabalho

Os eventos antecederam o 47º Encontro Nacional CFESS-CRESS

O Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (CRESS/MT) participou nos dias 4 e 5 de setembro da Plenária Nacional sobre o voto on line para as eleições do Conjunto CFESS-CRESS e do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social, realizados em Porto Alegre (RS). Os eventos antecederam o 47º Encontro Nacional CFESS-CRESS.

De acordo com a conselheiro do Cress/MT, Tatiana Lima da Costa Refosco, a plenária realizada no dia 04.09, aprovou a mudança para voto online, modalidade já utilizada por várias outras entidades de categoria profissionais. “O CFESS apresentou estudos demonstrados os benefícios, desde ordem financeira ao alcance do voto online para categoria. Agora nas próximas eleições já devemos implantar a nova modalidade. Só ficou para o próximo encontro nacional modificar o código eleitoral, já que alguns artigos precisam ser readequados”, pontuou.

No âmbito político, o voto on line poderá ampliar a participação de assistentes sociais no processo eleitoral, pela facilidade de acesso à ferramenta, sem que o/a profissional precise se deslocar para exercer seu direito de voto. Sobre a questão administrativo-financeira, o estudo realizado pelo CFESS apontou que a mudança da modalidade de voto representa, sem dúvida, a diminuição significativa dos custos do processo eleitoral. Atualmente, o voto por correspondência exige, por exemplo, investimentos para impressão de cédulas, envio por correios, apuração dos votos, entre outros custos que, quando somados, são muito superiores ao investimento necessário para a ferramenta tecnológica que permitirá o voto pela internet.

Os estudos feitos pelo CFESS levou em conta também as experiências de outros conselhos federais, que já realizam seu processo eleitoral na modalidade de voto on line e têm resultados satisfatórios, tanto no que diz respeito à operacionalização do processo quanto à participação de suas respectivas categorias.

Já no dia 05.09, ocorreu o segundo encontro do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do trabalho com qualidade em Serviço Social. O espaço é resultado de diálogos que as entidades representativas da categoria – Conjunto CFESS-CRESS, Abepss e Enesso – vêm fazendo após o encerramento, em 2017, do GT Trabalho e Formação, após deliberação do 46° Encontro Nacional CFESS-CRESS de criação desse novo espaço de organização e defesa da profissão.

Em resumo, esse novo Fórum debaterá ações de enfrentamento à precarização do ensino de graduação presencial e a distância em Serviço Social, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

Durante quase uma década, o GT Trabalho e Formação, a partir do seu Plano de Lutas, pensou estratégias nesse sentido. Agora, em uma conjuntura na qual as organizações do Serviço Social precisam reafirmar coletivamente estratégias de enfrentamento ao forte processo de precarização do trabalho e mercantilização da formação de assistentes sociais, o Fórum se configura como um espaço de articulação coletiva e de resistência, diante do contexto de aprofundamento de supressão de direitos sociais e políticos, de forte direcionamento do fundo público para o capital, de restrições democráticas na ordem burguesa, de sucateamento das políticas sociais, de mercantilização e aligeiramento da formação, da deterioração das condições de trabalho e de criminalização das resistências políticas a esses desmontes.

“Apresentamos o documento que mostrava as diretrizes do fórum, desde quem são os sujeitos a quais são os princípios que orientam o Fórum. Além disso, foi elencado prioridades para as entidades do Conjunto CFESS-CRESS, Abepss e Enesso no âmbito da formação. Algumas das propostas de prioridade foram: campanha contra a precarização da formação em serviço social, que traz desdobramentos como: desmonte da universidade, precarização do ensino presencial e ensino a distância, curso de extensão e debate sobre a supervisão de estágio, entre outros. Ainda definimos uma próxima reunião, que antecederá o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), que acontecerá em Vitória (ES)”, pontuou a conselheira do Cress/MT, Suzi Costa.

Assessoria de Imprensa CRESS/MT – ÍconePress Assessoria de Imprensa & Agência de Conteúdo – Com CFESS


publicado 08/09/2018 14:43 notícia