O Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (CRESS/MT) participou nesta sexta-feira (01.12), de reunião ordinária do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-MT). Entre os tópicos debatidos no encontro está a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social e a necessidade de instituir uma Política Estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A presidente do CRESS/MT, Andréia Amorim, representou a entidade no encontro. Ela no mês de setembro assumiu o cargo da vice-presidência, que antes era ocupado pela assistente social, Lenil Figueiredo. De acordo com Amorim na próxima semana ela participará, juntamente com demais delegados da Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá de 05 a 08 de dezembro, em Brasília.

“No dia 05 os assistentes presentes na cidade para a Conferência realizaram uma mobilização em protesto ao orçamento nacional para a Assistência Social. Dentre os desafios em Mato Grosso está a necessidade de instituir a Política Estadual do SUAS. O projeto, que estava na Procuradoria Geral do Estado (PGE) já se encontra na Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e deverá passar por ajustes, para então seguir para a aprovação na Assembleia Legislativa”, pontuou.

Ceas-MT – O Conselho é um órgão fiscalizador, articulador, deliberativo, de caráter permanente e autônomo. Em 2008, foi criada uma nova legislação para regulamentar a instituição, que desde então, está vinculada a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). Entre as principais atribuições do Ceas-MT está o acompanhamento, controle e avaliação da Política Estadual de Assistência Social, a qual é desenvolvida por instituições públicas e privadas do Estado de Mato Grosso.

O Ceas também é responsável pela gestão do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas-MT), bem como a aplicação dos recursos e a aprovação dos critérios de partilha e transferência dos recursos estaduais aos municípios. O Feas-MT foi criado com intuito de propiciar apoio e suporte financeiro à implementação de programas da área social voltados à população de baixa renda.