CRESS/MT participou de Seminário e Oficina no Rio de Janeiro

Eventos foram importantes locais de debate sobre fundamentos, formação e trabalho profissional

A Comissão de Formação Profissional do Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (CRESS/MT) participou entre os dias 06 a 09 de novembro no Rio de Janeiro do “I Seminário Nacional sobre os Fundamentos do Serviço Social” e da Oficina Nacional da Associação Brasileira de Ensino Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

O Seminário Nacional aconteceu no dia 06 de novembro na Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve como objetivo a formação de um fértil espaço de debate e de aprofundamento sobre os fundamentos do Serviço Social.
A conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional, Suzi Costa, representou o CRESS/MT no evento juntamente da coordenadora de graduação da Regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Ivna Oliveira.

Para Suzi Costa o seminário se configurou como um espaço profícuo para pensar os desafios, tendências e conquistas sobre o debate de fundamentos, formação e trabalho profissional. “Dialogou-se sobre a necessidade de adensar o debate sobre fundamentos, tendo como orientação as Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996. Refletimos também sobre a tarefa de criar uma agenda de encontros e pesquisas com o objetivo de articular as Unidades de Formação Acadêmica, os grupos de pesquisa e entidades representativas da categoria”, pontuou Suzi Costa.

Já entre os dias 07 a 09 de novembro aconteceu a Oficina Nacional na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF), em Niterói. A proposta foi de qualificar as atividades da entidade, fortalecer o projeto de formação profissional e a articulação entre graduação e pós-graduação. Neste ano a oficina teve como tema: “A construção de um projeto classista de educação e os desafios para o Serviço Social”.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRESS/MT a oficina é uma importante estratégia acadêmica e política, que contribuiu para qualificar a formação e o trabalho profissional, ao mesmo tempo em que alertou sobre o rompimento da dicotomia teoria e prática. Além disso, o evento contemplou além das mesas, diversas reuniões, encontros, fóruns e a assembleia extraordinária da ABEPSS.

“No âmbito dos fóruns, destaca-se o lançamento do Fórum Nacional em Defesa da Formação em Serviço Social contra a precarização do Ensino Superior; o Fórum Nacional dos Programas de Pós-graduação; o Fórum Nacional de Supervisão de Estágio e o lançamento da Campanha Nacional da ABEPSS ‘Sou assistente social e supervisiono estágio’”, disse Suzi Costa.

Assessoria de Imprensa CRESS/MT – ÍconePress Assessoria de Imprensa & Agência de Conteúdo


publicado 14/11/2017 18:46 notícia