Cress/MT realizou a abertura do Curso de Multiplicação Ética em Movimento

Assistentes sociais, entre conselheiras do CRESS, agentes fiscais e assistentes sociais de base participam do curso que contribui para uma reflexão crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional

Para contribuir com o processo de aprimoramento profissional, bem como, o fortalecimento organizado da categoria o Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) realizou no último sábado (03.08), a abertura do Curso de Multiplicação Ética em Movimento, no auditório da Unic Barão, em Cuiabá. Participaram do treinamento 27 assistentes sociais, entre conselheiras do CRESS, agentes fiscais e assistentes sociais de base.

O curso contribui para uma reflexão crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional e amplia o debate ético no âmbito da atividade profissional, política, social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal.

De acordo com a palestrante e presidente do Cress/MT, Andreia Amorim, o treinamento será realizado durante três sábados de agosto e foi dividido em quatro módulos – Ética e história; Ética e trabalho profissional; Ética e direitos humanos; e Ética e instrumentos processuais.

“Passei por um processo intenso de aprendizado, durante oito dias estudei os quatro módulos e agora iniciamos esse processo de compartilhamento do conhecimento. A intenção é repassar os fundamentos da ética, fazer um trabalho de reflexão sobre o projeto ético-político”, disse.

Amorim ainda ressaltou que o código de ética passou por um processo de reformulação e amadurecimento. “O curso incentiva a reflexão teórica, exercita a indagação crítica acerca dos valores éticos, propiciando uma aproximação entre a vida social e profissional; entre o cotidiano e a sua suspensão. Além disso, capacita para uma intervenção ético-política criativa e compromissada com os direitos humanos, a liberdade e a emancipação”, afirmou.

A palestrante ainda complementou que o curso Ética em Movimento contribui para abordagens críticas e reflexões coletivas diante das formas particulares de violação de direitos e de desumanização, presentes na realidade social e profissional. “Ele contribui para fortalecer a atuação profissional na direção social do projeto ético-político do serviço social, respondendo especialmente à exigência ética do investimento na formação permanente como parte da competência profissional”, explicou.

Para a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Aurenilce Lucia Pinto, devido o atual momento da conjuntura, debater e ética é essencial. “É muito comum ficarmos presos as regras das instituições e não pararmos para refletir sobre a situação profissional. E quando a gente se reúne é uma oportunidade de discutir, alinhar formas bem pautadas no nosso código de ética, o que é de fato é nossa competência e o que não é. Conseguir fazer essa reflexão, ter condição de fazer essa análise para melhorar minha ação pratica, a partir do momento que estou alinhada com o meu código de ética, conseguirei desenvolver melhor meu trabalho”, afirmou.

Mesma opinião da conselheira do Cress/MT, Renata Teixeira. “Fazer reflexões sobre a ética profissional, sobre o exercício profissional buscando subsídios nos nossos princípios éticos nos fortalece. Por isso é muito importante esse momento de diálogo, que reflete nosso cotidiano profissional”, pontuou.

O Curso de Multiplicação Ética em Movimento ainda será realizados em mais dois sábados, 24 e 31 de agosto, das 8h às 12h e das 13h, às 17h, no auditório da Unic Barão, em Cuiabá.


publicado 05/08/2019 15:08 notícia