Dia do/da Assistente Social – Programação inclui lives com a posse da nova gestão e reflexão sobre atuação de profissionais no momento de pandemia

Assistentes sociais de Mato Grosso participaram, mesmo em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19) da programação especial virtual em comemoração ao Dia do/da Assistente Social em 2020, celebrado no dia 15 de maio. Este ano, a campanha do Conjunto CFESS-CRESS trouxe o tema “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social – conheça e valorize esta profissão”, com o objetivo de fortalecer a categoria profissional e mostrar sua importância para a sociedade.

As atividades se concentraram em debates virtuais, transmitidos pelo Facebook do Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (CRESS/MT) e do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A programação ocorreu nos dias 15 e 16.

No primeiro dia, as atividades começaram às 9h30, com a transmissão de uma live dedicada ao ato simbólico de posse da nova gestão. Andreia Maria Oliveira, da gestão “Resistir na Luta. Serviço Social presente e forte”, triênio 2017-2020, passou o cargo de presidenta à Larissa Gentil, da gestão “É na luta que a gente se encontra”, que ficará à frente do Conselho no triênio 2020-2023.

Em seu discurso, Andréia lembrou as pautas prioritárias do CRESS/MT, além dos desafios e as conquistas obtidas em sua gestão. “Tivemos importantes conquistas como a aquisição da sede administrativa e a licitação dos projetos. A nova gestão terá como desafio realizar a última licitação para executar esse projeto. Realizamos um concurso público e demos posse para duas trabalhadoras do administrativo e uma fiscal. Trabalhamos na construção do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações com a participação das trabalhadoras do CRESS, realizamos seminários estaduais sobre o exercício profissional na área sociojurídica, de direitos humanos, de assistência estudantil, de formação profissional, multiplicações do curso Ética em Movimento, e tantas outras”, elencou Andreia.

Ela acrescentou que o CRESS/MT fez história, resistiu e foi para as ruas contra o autoritarismo. “Nossa atuação e dedicação nos trouxe reconhecimento pelo conjunto CFESS-CRESS e passamos a ser inspiração para outros regionais como da Bahia, Espírito Santo e da região Centro-Oeste”.

Após o seu discurso, Andreia deu boas-vindas e empossou a presidenta eleita, Larissa Gentil Lima, que iniciou seu discurso, ressaltando o compromisso político que sua gestão terá com a profissão, que não é uma tarefa fácil, pois terão muitos desafios pela frente, contudo afirma: “Sabemos que as gestões anteriores tiveram muitos avanços, na estrutura do CRESS, no quadro de pessoal, na gestão do trabalho e ações políticas e em relação às ações de orientação e fiscalização, que é o motivo de existir do Conselho”, disse ela, ao comentar que vai desenvolver uma gestão democrática, participativa e colegiada com objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas pelas comissões.

“A gente entende que as comissões são o elo principal entre a diretoria do CRESS e os/as assistentes sociais que atuam por todo Mato Grosso. Nas comissões, a gente consegue ideias e se fortalecer. Criar estratégias de enfrentamento para as dificuldades do cotidiano e fortalecer esse processo. Queremos intensificar as ações de orientação e fiscalização porque assim conseguiremos defender as condições éticas e técnicas da nossa profissão, a interiorização das atividades do CRESS”, discursou Larrisa.

Entre os planos estão ainda o desenvolvimento de ações pedagógicas formativas como cursos, palestras e eventos para socializar experiências e conhecimentos. Outro foco será o fortalecimento da Comissão de Comunicação para que a comunicação chegue a tempo. “O CFESS produz muito material que a gente pode acessar e estar mais presente”. Além disso, a gestão vai continuar na luta pelo concurso público, pois se sabe do déficit de profissionais, e por melhores salários e pelo respeito à jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Ao comentar sobre o tema da campanha do Dia do/da Assistente Social, que dá destaque ao trabalho com a população usuária do serviço social e provoca a população a conhecer a profissão, Larissa frisou o posicionamento do Conselho de luta e defesa da classe trabalhadora. “Vivemos num tempo de intensificação do desmonte dos direitos sociais historicamente conquistados pela classe trabalhadora. As políticas públicas sofrem ataques para o seu desmantelamento, tempos em que seguridade social tem sido desmontada com as reformas e cortes orçamentários, tempos em que a educação tem sofrido com a censura, e tempos em que os direitos humanos têm sido atacados baseados no discurso do ódio, seus militantes têm sido criminalizados e assassinados. Tempos em que a população negra tem sido exterminada cotidianamente devido ao racismo”, discursou.

A Live encerrou com leitura da ata de posse e a despedida da ex e atual presidentes do CRESS/MT, que chamaram os/as assistentes sociais a acompanhar a segunda parte da programação do dia, uma Mesa Virtual, organizada pelo CFESS, com o tema “Crise, pandemia e o trabalho de assistentes sociais”, com transmissão pela página do Facebook e canal do YouTube do CFESS.

A Live do ato simbólico de posse da nova gestão do CRESS/MT e de comemoração ao Dia do Assistente Social pode ser acessada em https://www.facebook.com/cressmt20regiao/videos/244333266817135

A Live da Mesa Virtual do CRESS/MT pode ser acessada em https://www.facebook.com/cressmt20regiao/videos/177199680238825


publicado 22/05/2020 17:28 notícia