NOTA CRESS/MT

O Conselho Regional de Serviço Social da 20ª Região (CRESSMT) manifesta sua posição contrária a realização do evento “Adoção na Passarela”, que aconteceu nesta terça-feira (21.05), em shopping da capital. De acordo com as notícias divulgadas nas redes, o conselho considera que o desfile realizado com crianças e adolescentes, aptos a adoção, expõe os mesmos em situação vexatória e fere os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), artigo 18, e dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Segundo o Conselho embora a iniciativa de incentivar a adoção de crianças e adolescentes seja necessária, as assistentes sociais entendem que esta ação deva acontecer em um local adequado, de modo que seja garantida a integridade das crianças, e não em um espaço comercial. O conselho aponta ainda que muitas dessas crianças estão em situação de acolhimento, e convivem com a morosidade dos processos de adoção, e mesmo diante deste cenário nada justifica essa exposição.

O Conselho ainda reforça que espera que outras entidades envolvidas no sistema de garantia de direitos, do segmento, também se posicionem para evitar novos episódios como esse.

Assine petição contra o desfile: https://www.peticao.online/peticao_contrria_ao_desfile_de_adocao_em_cuiaba


publicado 22/05/2019 15:47 notícia