No Dia do/a Assistente Social categoria realiza ato público em defesa do cumprimento da Lei de 30 horas

A ação que faz parte de uma programação especial preparada durante todo o mês de maio pelo Cress/MT ocorrerá nesta terça-feira (15) às 8h30 na Praça Alencastro, em Cuiabá

O dia 15 de maio é o Dia do/a Assistente Social e em celebração da data o Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) realiza no mês de maio programação especial em cinco cidades mato-grossenses. Para marcar a data nesta terça-feira (15), um ato público ocorrerá às 8h30 na Praça Alencastro, em Cuiabá. Assistentes sociais e estudantes de Serviço Social irão realizar apitaço para defesa da Lei Nº 12.317, de 26 de agosto de 2010, que altera o artigo 5° da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8.662/1993), que define que a jornada máxima de trabalho para a categoria será de 30 horas semanais.

De acordo com a presidente do Cress/MT, Andreia Amorim, 88% dos municípios do interior aplicam a Lei de 30 horas. “Dos 141 municípios do Estado, 124 já executam a Lei, porém precisamos que todos cumpram com seus deveres. Além disso, os assistentes sociais das Secretarias de Estado, para terem seu direito assegurado, quase 8 anos após ter sido aprovada a lei, precisam recorrer ao judiciário, se submetendo a um longo processo de judicialização, desgastes por vezes que tem acarretado uma desnecessária exposição da nossa categoria, e alguns casos até de humilhação”, pontua.

Programação especial

O Dia do/a Assistente Social será celebrado durante todo o mês de maio. Os municípios de Confresa e Juína já receberam palestras gratuitas sobre o trabalho do assistente social, desafios e estratégias de fortalecimento da profissão, com o intuito de dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis encerram o mês de eventos. A realização de ações na capital e no interior do Estado tem o intuito de multiplicar o debate e fortalecer o processo de interiorização, mobilização e organização da categoria.

O mote central da programação é “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!”. A proposta é reforçar o alerta não só à categoria de assistentes sociais, mas a toda classe trabalhadora, de continuar resistindo e lutando contra o cenário de insistentes contrarreformas impostas pelo estado burguês que, para manter a elite no poder, se propõe a reduzir ao mínimo as políticas públicas e os direitos sociais.

“Tivemos uma ótima participação em Confresa e Juína e chamamos mais uma vez, agora nas cidades de Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis a categoria para enfrentar este cenário de profundos ataques aos direitos sociais. Além de pautarmos o compromisso de trazer um serviço de qualidade à população e do aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional”, pontua a presidente do Cress/MT.

Confira a programação:

CUIABÁ/MT

15/05/2018

Apitaço em defesa do cumprimento da Lei das 30 horas

Local: Praça Alencastro, em Cuiabá

Hora: 8h30

16/05/2018

Local: Auditório do Centro Cultural (UFMT)

17h45 – Credenciamento

18h30 – Mesa de Abertura: CFESS/ CRESS-MT/ ABEPSS/ ENESSO

Coordenação: Silbene Santana de Oliveira (CRESS/MT)

19h – Mesa “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”.

Palestrante: Daniela Neves de Souza (UFRN/CFESS)

Coordenação: Andreia Amorim (CRESS/MT)

23/05/2018

Local: Auditório do Centro Cultural (UFMT)

8h – Mesa: “O trabalho dos/das assistentes sociais: desafios e possibilidades”.

Palestrante: Izabel Cristina Dias Lira (UFMT/ABEPSS)

Palestrante: Janaína Carvalho Barros (UFMT)

Coordenação: Suzi Costa (CRESS/MT)

19h – Mesa: “O processo de organização política e sindical da categoria profissional: resistir, ocupar e lutar!”

Palestrante: Eblin Joseph Farage (UFF)

Coordenação: Tatiana Lima da Costa Refosco (CRESS/MT)

28/05/2018

Local: Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social

13h – Mesa de Abertura: CRESS-MT/ ABEPSS/ ENESSO/ UFMT/ UNIVAG/ ICEC/ UNIC

13h30 – Mesa: “Formação Profissional e Estágio Supervisionado em Serviço Social: socializando experiências e construindo estratégias”.

Palestrante: Glaucia Lélis Alves (UFRJ)

Coordenação: Larissa Gentil Lima (Com.Organizadora).

15h – Grupos de Discussão (GDs) simultâneos: Supervisor/a Acadêmico/a; Supervisor/a de Campo; Estagiário/a.

17h – Apresentação e síntese dos GDs.

29/05/2018

Local: Auditório da ADUFMAT (UFMT)

19h – Mesa: “As particularidades do exercício profissional do Serviço Social no Brasil: uma análise sobre os desafios atuais da instrumentalidade de assistentes sociais”.

Palestrante: Renata Gomes da Costa (UFMT/ UERJ)

Coordenação: Nildiane Lopes Coelho da Cruz (CRESS/MT)

ALTA FLORESTA/MT

28/05/2018

Local: Auditório do SISPUMAF

14h – Credenciamento

14h30 – Mesa: “As particularidades do exercício profissional do Serviço Social no Brasil: uma análise sobre os desafios atuais da instrumentalidade de assistentes sociais”.

Palestrante: Renata Gomes (UFMT/ UERJ)

Coordenação: Suzi Costa (CRESS/MT)

16h – “Estratégias de fortalecimento e organização de assistentes sociais da região”.

Facilitadora: Suzi Costa (CRESS/MT)

RONDONÓPOLIS/MT                             

30/05/2018

Local: UFMT

7h30 – Credenciamento

8h – “Estratégias de fortalecimento e organização de assistentes sociais da região”.

Facilitadora: Maria Luiza Soares da Silva (CRESS/MT)

14h – Mesa: “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”.

Palestrante: Suzi Costa (CRESS/MT)

Coordenação: Ana Paula Fonseca (CRESS/MT)

15h – Mesa: “As particularidades do exercício profissional do Serviço Social no Brasil: uma análise sobre os desafios atuais da instrumentalidade de assistentes sociais”.

Palestrante: Renata Gomes (UFMT/ UERJ)

Coordenação: Suzi Costa (CRESS/MT)

Assessoria de Imprensa Cress/MT – ÍconePress


publicado 11/05/2018 18:24 notícia