Revista Temporalis faz chamada para envio de artigos até o dia 31 de março

A Revista Temporalis convida assistentes sociais, docentes, pesquisadoras(es), estudantes da área de Serviço Social a contribuir com o debate intelectual e político submetendo artigos para o volume 37 (janeiro a junho de 2019) da revista. A publicação terá como eixo central discussões e produções teóricas o tema “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”, que foi debatido no XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS).

O tema escolhido para esta edição da Temporalis envolve um conjunto de preocupações que vêm orientando tanto a produção do conhecimento na área, como os processos de intervenção profissional do Serviço Social e de áreas afins. O assunto retrata a conjuntura de agudização das respostas à crise capitalista e seus desdobramentos sobre a “questão social” no contexto atual, as quais vêm implicando numa severa ofensiva do capital sobre o trabalho na perspectiva de ampliar as taxas de lucro. O corolário tem sido a maior pressão para ampliação das condições de exploração da força de trabalho, aprofundando as formas de precarização estrutural do trabalho e dos meios de vida dos/as trabalhadores/as aliada à destruição de direitos advinda desde a entrada do neoliberalismo no Brasil nos anos 1990, acirrada a partir dos desafios conjunturais recentes, com uma nova onda conservadora de contrarreformas motivada pelo contexto pós-golpe de 2016.

As violências física e simbólica têm se espalhado pelo país. A intolerância e preconceito se dirigem por meio de mensagens de ódio a gays, lésbicas, transexuais, travestis, negro(a)s, indígenas, nordestino(a)s. Tal empreitada visa a materialização de um projeto que promove mais ataques às e aos trabalhadores/as, com um controle maior dos corpos e da moral e ataques às liberdades democráticas. As Universidades têm sido um grande alvo, colocando em risco o ambiente de debates democráticos que, em regra, sempre permeou o ambiente universitário.

Neste sentido, a Revista torna pública a chamada para a Edição no 37, com prazo para submissão de textos até 31 de março de 2019 pelo site http://periodicos.ufes.br/temporalis.


publicado 13/03/2019 15:35 notícia