Rondonópolis foi a última cidade a receber atividades em alusão ao Dia do/a Assistente Social

Cerca de 50 profissionais e estudantes de Serviço Social participaram das discussões, reflexões e de um amplo debate sobre o combate ao racismo

O Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) encerrou as atividades alusivas ao Dia do/a Assistente Social na última sexta-feira (24.05), com palestra no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá). Cerca de 50 profissionais e estudantes de Serviço Social participaram das discussões, reflexões e de um amplo debate sobre o tema “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro”, que teve por finalidade combater o racismo estrutural nos espaços ocupacionais onde há inserção de assistentes sociais.

A facilitadora e agente fiscal do Cress/MT, Daniella Campos, falou sobre “Estratégias de fortalecimento e organização de Assistentes Sociais da região”, como a normativa referente ao Núcleo de Assistentes Sociais de Base do Cress/MT (Nucress). “Vale destacar que o Núcleo já está em funcionamento na região e a intenção é reativa-lo, a partir dos parâmetros recentes”, disse. Daniella também expos dados estatísticos levantados pelo conjunto CFESS-CRESS, os quais revelam as condições objetivas de vida da população negra.

Já a presidente do Cress/MT, Andreia Amorim, debateu o tema deste ano da campanha do conjunto: “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano”. “Encerramos com chave de ouro as atividades realizadas pelo Conselho nas cidades de Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis. O evento foi avaliado pelos presentes como necessário no Serviço Social e o combate ao racismo deve ser tratado de forma transversal com vistas a romper com os processos sócios históricos e culturais”, afirmou.

O evento contou ainda com a apresentação cultural do grupo “Levanta a Poeira” que integra a ONG Kilombos do movimento negro de Rondonópolis.

Assessoria de Imprensa Cress/MT – ÍconePress


publicado 27/05/2019 10:13 notícia