Seminário abre espaço para debate e reflexão

 

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2020, integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI) do CRESS/MT participaram do 13º Seminário Nacional de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS.

É importante destacar que a mesa de abertura contou com a presença da agente fiscal do CRESS/MT, Inara Koga, representando as fiscais do conjunto CFESS/CRESS. A programação do Seminário abrangeu temáticas atuais que perpassam o trabalho profissional e a atuação dos Conselhos, tais como: Política Nacional de Fiscalização e os desafios da orientação e fiscalização no contexto da pandemia, Desafios para o Serviço Social no contexto de teletrabalho e trabalho precarizado, Requisições e atribuições indevidas: antigas e novas demandas às/aos assistentes sociais.

Para a coordenadora da COFI CRESS/MT, Renata Teixeira, “o Seminário Nacional proporcionou aos/as participantes subsídios para o debate e a reflexão de questões latentes no âmbito do Serviço Social, decorrentes da crise do capital e da crise sanitária. Deste modo, foi possível a troca de informação e a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento dos desafios impostos à profissão e ao Conjunto CFESS/CRESS”.

A agente fiscal Ana Paula Fonseca enfatizou que o seminário das COFIs proporcionou debates de demandas que perpassam o trabalho na fiscalização, principalmente, nesse tempo de pandemia. “Com esse evento o conjunto CFESS/CRESS cumpre com a Política Nacional de Fiscalização e o próprio Código de Ética, no tocante à qualificação profissional, fator de suma importância na efetivação do Protejo Ético Político da Profissão”.

Nesta direção, destaca-se a importância destes espaços de aprimoramento e qualificação das ações da orientação e fiscalização profissional, que constituem na função precípua do CRESS.

Participaram do Seminário pelo CRESS/MT as conselheiras Larissa Gentil; Renata Teixeira e Suelen Macedo; as agentes fiscais Ana Paula Fonseca, Andreza Mariano, Daniella Oliveira e Inara Koga; e a assistente social da base, Uiara Moraes.


publicado 30/09/2020 18:04 notícia