1º Seminário Estadual de Direitos Humanos do Cress/MT debate a pauta étnico-racial

As inscrições para o seminário, que acontece no dia 16 de maio na Adufmat, serão realizadas no local do evento

O mês de maio está repleto de atividades planejadas pelo Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT). E uma delas será o  1º Seminário Estadual de Direitos Humanos, que acontece no dia 16 de maio, das 7h30 ás 18h, na Adufmat –UFMT, em Cuiabá. Com a pauta étnico-racial de tema central o objetivo do evento é de fomentar diálogos, reflexões e ações de enfrentamento e combate ao racismo.

Segundo a coordenadora da comissão de Direitos Humanos e membro da comissão organizadora do Seminário, Suzi Costa, o evento refere-se a uma das ações prioritárias do Conjunto CFESS-CRESS no eixo Ética e Direitos Humanos para 2017- 2020. “Convidamos os/as assistentes sociais de Mato Grosso a participarem do evento e a debaterem a pauta étnico-racial. Além disso, queremos mobilizar profissionais a participarem do 2º Seminário Nacional sobre Direitos Humanos , que está agendado para os dias 8 e 9 de agosto em Salvador/BA”, afirma.

A programação do Seminário Estadual de Direitos Humanos conta com palestras no período matutino sobre “Conservadorismo, Direitos Humanos e Racismo”. A  assistente social e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Magali da Silva Almeira debaterá o tema. A palestrante é doutora em Serviço Social e possui trajetória de pesquisa sobre relações sociais de raça/etnia, gênero e classe e discriminações correlatas; políticas de promoção da equidade étnico-racial e de gênero entre outros. Além dela participa da mesa o assistente social e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rian Ferreira Rodrigues. O palestrante possui mestrado em Serviço Social pela UFRJ, e sua dissertação foi intitulada “Raça em classe: um estudo sobre racismo, ideologia, consciência e emancipação”.

No período vespertino será a vez de debater as “Relações de raça/etnia em Mato Grosso: o papel do Estado e dos movimentos sociais no enfrentamento as violações de direitos humanos” com o a Secretaria Adjunta de Direitos Humanos (SADH), Salete Morockoski, do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), Manoel Francisco, do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), Antonieta Costa e da Organização de Mulheres Indígenas de Mato Grosso/ TAKINÁ, Eloenia Leando Ararua.

As inscrições do seminário serão realizadas no local do evento e a participação contará com certificação.

PROGRAMAÇÃO

16/05/2018 (Quinta-feira)

Local: ADUFMAT/ UFMT (Campus Cuiabá)

7h30 – Credenciamento/ Inscrições

8h – Mesa de Abertura: CRESS-MT/ ABEPSS/ ENESSO

8h30 – Mesa “O conservadorismo, direitos humanos e racismo”

Magali da Silva Almeida (UFBA)

Rian Ferreira Rodrigues (UFRJ)

11h – Debate

12h – Almoço

13h30 – Mesa “Relações de raça/etnia em Mato Grosso: o papel do Estado e dos movimentos sociais no enfrentamento as violações de direitos humanos”.

Salete Morockoski (Secretaria Adjunta de Direitos Humanos/ SADH)

Manoel Francisco (Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial/ CEPIR)

Antonieta Costa (Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso/ IMUNE)

Eloenia Leando Ararua (Organização de Mulheres Indígenas de Mato Grosso/ TAKINÁ)


publicado 03/05/2019 18:40 notícia