Seminário “O Serviço Social na Área Sociojurídica: Dilemas, Desafios e Lutas” acontece nesta sexta

O evento acontece a partir das 7h30 na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, em Cuiabá

Nesta sexta-feira (15.03), a partir das 7h30, acontece o Seminário “O Serviço Social na Área Sociojurídica: Dilemas, Desafios e Lutas”, na sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, em Cuiabá. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT), reunirá assistentes sociais.

O seminário debaterá pela manhã o tema “O Serviço Social na área sociojurídica: dilemas, desafios e lutas” com o mestre e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jefferson Lee de Souza Ruiz. E com a mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Nogueira da Silva.

E no período vespertino o mesmo tema será discutiso no contexto do Ministério Público, do Sistema Penitenciário, do Judiciário, do Sistema Socioeducativo e na interface com as políticas públicas: Instituições de Acolhimento de crianças e adolescentes (Assistência Social); Delegacias (Segurança Pública); Defensoria Pública por diversas facilitadoras.

PROGAMAÇÃO

– 7h30 às 8h30: Credenciamento/Inscrição

– 8h30 às 9h: Mesa de Abertura e apresentação cultural

– 9h às 11h: Mesa de Diálogo“O Serviço Social na área sociojurídica: dilemas, desafios e lutas”

PALESTRANTES:

  1. Jefferson Lee de Souza Ruiz. Assistente social, mestre e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professor-assistente na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão “Ser social e dimensões do exercício profissional” da UFRJ.
  2. Márcia Nogueira da Silva. Assistente social do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Coordenadora da Mesa: Silbene Santana de Oliveira – Assistente Social do Sistema Socioeducativo e Coordenadora da Comissão Sociojurídica do CRESS/MT.

– 11h às 12h: Debate

– 12h às 13h30: Almoço

-13h30 às 15h30: Diálogos Temáticos: “O Serviço Social na área sociojurídica: dilemas, desafios e lutas”

I- Contexto do Ministério Público

Facilitadoras: Annelyse Cristine Cândido Santos e Renata de Paula Teixeira – Assistentes Sociais do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Coordenadora: Silbene Santana de Oliveira – Coordenadora da Comissão Sociojurídica do CRESS/MT

II- Contexto do Sistema Penitenciário

Facilitadora: Fabiana Benedita Ferreira de Siqueira – Assistente Social do Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso (SESP/MT).

Coordenador: Marcelo Gonçalves – Assistente Social no Sistema Penitenciário do Estado de Mato Grosso (SESP/MT).

III- Contexto do Judiciário

Facilitadora: Inara Koga Takahara – Assistente Social Fiscal do Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região MT.

Coordenador: João Henrique Magri Arantes – Psicólogo/SESP/PJC/DEDDICA e Membro da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP18-MT

IV- Contexto do Sistema Socioeducativo

Facilitadora: Vanessa Martins Galhardo Lopes – Assistente Social do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SESP/MT).

Coordenadora: Chisley Lima da Silva Gimenes – Assistente Social do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (SESP/MT).

V- Na interface com as políticas públicas: Instituições de Acolhimento de crianças e adolescentes (Assistência Social); Delegacias (Segurança Pública); Defensoria Pública.

Facilitadora: Ivna de Oliveira Nunes – Assistente Social Docente do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Coordenadora: Andréia Amorim – Presidente do CRESS/MT

– 15h30 às 15h45: Apresentação cultural

-15h45 as 16h30: Plenária Final – Apresentação sucinta do/a relator/a de cada grupo e encaminhamentos.

– 16h30 às 17h: Encerramento (Coffee Break)


publicado 14/03/2019 15:46 notícia