Sociedade civil convoca Conferência Nacional Democrática de Assistência Social

As nove entidades nacionais da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e pelo menos 240 organizações, movimentos, fóruns e mandatos populares estão convocando para os dias 25 e 26 de novembro de 2019, em Brasília-DF, a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

A atitude é uma forma de resistência à revogação pelo governo das resoluções do CNAS que convocavam a XII Conferência Nacional de Assistência Social. O movimento é “em defesa da democracia e da política pública de assistência social”.

Consideramos de fundamental importância assegurar o ciclo de conferências, uma vez que estamos vivenciando o desmonte e o desfinanciamento da política pública de Assistência Social, comprometendo a sobrevivência de milhões de famílias, agravada pelo avanço da pobreza, do desemprego e das desigualdades. Além disso, o ciclo de conferências é fundamental para a garantia do direito constitucional à participação e ao controle social, destaca ainda o documento de convocação.

Os promotores da iniciativa popular ressaltam ainda que “as iniciativas já tomadas por estados e municípios de realizarem as conferências, além de confirmarem a necessidade do processo conferencial, constitui-se num ato de reafirmação, fortalecimento e defesa da democracia e do SUAS. Um espaço de debates que reunirá usuários, trabalhadoras/es, entidades, gestoras/es, ativistas, pesquisadoras/es, movimentos sociais, etc, para processar os atuais desafios da Assistência Social como política pública, direito garantido constitucionalmente, que precisa de financiamento público suficiente e, principalmente, com a participação da sociedade”.

E o Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT), que tem sido atuante na articulação, participação e mobilização de trabalhadores/as que atuam na política de assistência social em nosso Estado, com participação efetiva no CEAS/MT, NUEP/SUAS e FETSUAS/MT, ressalta a importância dos/as assistentes sociais mato-grossenses estarem presentes nas conferências municipais, estadual e na Conferência Nacional. Encontros importantes na perspectiva de debater sobre a necessidade de consolidar e ampliar a prestação de serviços e os direitos socioassistenciais com qualidade à população.

Serviço

CONFERÊNCIA NACIONAL DEMOCRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Data: 25 e 26 de novembro de 2019

Local: Auditório da ADUnb: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A, Casa do Professor – Brasília / DF

Maiores Informações: https://conferenciadeassistenciasocial.home.blog


publicado 05/07/2019 11:59 notícia