Vem aí o Seminário Nacional “O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil”

Evento ocorrerá em Cuiabá (MT) nos dias 22 e 23 de novembro. Inscrições em breve pela internet

A assistência estudantil é um dos campos de trabalho de assistentes sociais no Brasil. Para refletir sobre essa atuação e seus desafios na atual conjuntura de retrocessos dos direitos da população, o CFESS e o CRESS-MT promoverão, em 22 e 23 de novembro de 2018, o Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil.

O evento ocorrerá em Cuiabá, capital do estado. A realização do seminário cumpre uma deliberação do 43º Encontro Nacional CFESS-CRESS, ocorrido em Brasília (DF) em 2014.

As inscrições serão gratuitas, pela internet, limitadas a 300 vagas. Destas, 60 serão destinadas a estudantes e 240 para profissionais. As inscrições começarão em meados de setembro. Em breve, o hotsite do evento será divulgado por aqui e pelas redes sociais do CFESS.

A coordenadora da comissão de seguridade social do CFESS, Elaine Pelaez, destaca a importância do evento e convida a categoria a participar. “A ameaça de redução do financiamento da educação e contrarreformas, assim como a piora das condições de vida da população em decorrência da ampliação do desemprego, dos cortes de benefícios sociais e previdenciários, dentre outros, impactam a vida das famílias brasileiras e de estudantes, aumentando os desafios postos ao trabalho profissional dos/as assistentes sociais na assistência estudantil”, afirma Pelaez.

Ela acrescenta que “fortalecer o debate sobre as atribuições e competências e pensar estratégias profissionais que fortaleçam a luta pela educação pública são desafios a serem debatidos neste evento ”.
Confira abaixo a programação preliminar do evento:

SEMINÁRIO NACIONAL “O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL”
DATA: 22 e 23 de novembro de 2018

LOCAL: Cuiabá (MT)

22/11/2018 – QUINTA-FEIRA – manhã

8h às 9h – Credenciamento

9h – mesa de abertura: CFESS, CRESS-MT, ABEPSS E ENESSO

9h30 – mesa 1: Educação e assistência estudantil no contexto neoliberal

Palestrantes a confirmar

11h às 12h – Debate

12h às 14h – Intervalo para o almoço

22/11/2018 – QUINTA-FEIRA – tarde

14h às 18h: Grupos simultâneos: O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil em debate

23/11/2018 – SEXTA-FEIRA – manhã

8h30 às 11h30 – mesa 2: O trabalho do/a assistente social na assistência estudantil: requisições e respostas profissionais.

Palestrantes a confirmar

23/11/2018 – SEXTA-FEIRA – tarde

14h – mesa 3: A articulação entre o Serviço Social, organização dos/as trabalhadores/as e usuários/as: estratégias e resistências

Palestrantes a confirmar

16h30 – Mesa de encerramento: CFESS e CRESS-MT

Em breve, o site oficial do evento e o período de inscrições serão divulgados aqui no site do CFESS e nas redes sociais. Fique atento/a!

Fonte: Cfess


publicado 09/09/2018 11:48 notícia