Por Carla Ninos

A Plenária Nacional CFESS-CRESS 2021 teve início no dia 03 de setembro com um importante debate virtual sobre o tema “A crise é sanitária e societária! Impactos no trabalho, resistência e organização do Serviço Social”. Na abertura, foi realizado um debate, cujo mote foi o trecho da música Pesadão, da cantora Iza, “Eu sei que vão tentar me destruir, mas vou me reconstruir”, entre as assistentes sociais Rivânia Moura (professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/Uern e presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior/Andes-SN) e Dácia Teles, conselheira do CFESS. Confira a Live que está disponível no canal do CFESS no YouTube.

Nos dias 04 e 05 de setembro, as atividades da Plenária Nacional seguiram com muita poesia e uma playlist especial para o evento (acesse a playlist aqui). A presidente do CRESS/MT, Larissa Gentil, foi escolhida pelos demais conselhos regionais do Centro-Oeste para apresentar as prioridades da região para o ano de 2022. Ela afirma que este evento é importante porque se faz um balanço de tudo o que foi feito até o momento e se destaca as ações que serão prioritárias para o próximo ano de gestão.

“O objetivo principal da Plenária foi elencar as prioridades para o próximo ano. É com base nessas prioridades que se elabora o Plano de Trabalho Anual para 2022 e, também, a previsão orçamentária. O CRESS/MT participou com 15 assistentes sociais (9 conselheiras, 4 trabalhadoras e 2 convidadas membro da ABEPSS) e fomos responsáveis por apresentar as prioridades da região Centro-Oeste. Então, eu fiz um balanço do nosso foco para 2022”.

Dentre as prioridades que serão trabalhadas em 2022, está o tema Acessibilidade, principalmente no que diz respeito à comunicação, ou seja, deixar mais acessível para quem tem deficiência visual ou auditiva as páginas, os documentos, resoluções e legislações do conjunto CFESS/CRESS. O tema Relações de Gênero e Violência Contra a Mulher também vai ganhar destaque. O fortalecimento do Fórum em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social, terá ação prioritária por se entender que a partir deste espaço se consegue fortalecer a defesa por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade.

Para a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização – COFI, Silbene Santana de Oliveira, no que tange à Orientação e Fiscalização Profissional, as ações visam continuar debatendo o teletrabalho, o uso das tecnologias de informação e comunicação (as tics) e o rebatimento do exercício profissional do/a assistente social, bem como dar um enfoque às discussões sobre requisições indevidas e, também, sobre produção de documentos técnicos. “A gente prevê a realização de oficinas e/ou cursos sobre os documentos técnicos do Serviço Social”.

As conselheiras da Comissão de Seguridade Social: Darci Silva Carvalho Bezerra, Elizabeth Leite de Oliveira Teodoro e Jaqueline Dayane da Silva Medeiros, apontaram como ação prioritária, a centralidade da defesa das Políticas Públicas

Neste sentido, a presidente do CRESS/MT afirmou que os esforços vão continuar centrados na defesa da Assistência Social, da Previdência Social, da Saúde, do SUS e da Educação como políticas públicas, como direito para todos/as. “Essas são bandeiras constantes nas nossas ações e continuarão sendo, principalmente, neste momento, em que as políticas públicas seguem sofrendo ataques recorrentes e estão sendo descaracterizadas enquanto Direito. Portanto, nós vamos continuar fortalecendo essas lutas, bem como a atuação do Serviço Social nessas políticas públicas”, afirma Larissa Gentil.

Os/as participantes da Plenária Nacional são integrantes das direções dos Conselhos e também assistentes sociais da base, convidados/as por cada CRESS. No entanto, você pode acessar o Relatório Final da Plenária 2020, com todas as propostas aprovadas em cada eixo, disponível no site do CFESS e no site do evento (clique aqui).